Stop fake bearings

Stop fake bearings

  • 02 de JUL, 2015

Falsificação de rolamentos, uma ameaça para a indústria nacional.

Laparol Distribuidora Autorizada de Rolamentos desde 1999.

Parceira da campanha ao lado da NTN-SNR Rolamentos e NACHI Rolamentos.

Rolamentos recondicionados.
Rolamentos falsos.
Apenas 1 rolamento pode ser suficiente para quebrar o seu negócio.

Peças essenciais utilizadas no processo de fabricação de setores como mineração, petróleo e gás, siderurgia, naval, energia elétrica e eólica, além do papel e celulose, os rolamentos falsos representam um problema no mercado brasileiro.

Dados da ADIRPI - Associados Distribuidores e Importadores de Rolamentos e Peças Industriais – mostram que, atualmente, 20% das vendas são de falsificações.
O levantamento foi realizado em agosto/2014 junto aos fabricantes e distribuidores das peças.

A ADIRPI acaba de lançar uma campanha para conscientizar as empresas sobre o tema.
“Um rolamento falsificado ou adulterado pode colocar em risco a segurança de pessoas, pois não possuem as mesmas características técnicas dos originais, não suportam as mesmas cargas e aumentam consideravelmente o risco de quebra prematura, o que danifica veículos, máquinas rotativas, causa prejuízos enormes e acidentes graves, até mesmo fatais”, observa o representante da ADIRPI.

A campanha brasileira está ligada à global Stop Fake Bearings (Pare com Rolamentos Falsificados - www.stopfakebearings.com) promovida pela WBA (World Bearing Association).

O grande desafio é a identificação visual do rolamento falsificado, pois podem ser rolamentos novos de qualidade inferior, gravados com marcas reconhecidas pelo mercado a fim de atrair compradores com preços baixos.

“Alguns falsificadores ainda reutilizam embalagens descartadas e rolamentos sucateados através de processo de usinagem e polimento, para depois vendê-los como originais novos, pois a aparência remete a um produto sem uso”, alerta.

Por esse motivo, um dos motes da campanha é demonstrar a necessidade de cuidado ao descartar um rolamento que já completou a sua vida útil.
“É importante que usuários utilizem um processo de destruição do rolamento sucateado e sua embalagem afim de que não seja possível mais reutilizá- lo”,

Os rolamentos falsificados são encontrados em praticamente todos os lugares ao longo da cadeia de fornecimento global e, o maior problema, é não serem limitados a tamanho ou tipo.

Apesar da percepção de que rolamentos menores para aplicações automotivas ou para eletrodomésticos predominam por serem fáceis de copiar, os rolamentos de grande porte falsificados estão cada vez mais comuns no mercado de reposição industrial.

Apesar de existirem diversos casos de falsificação, que resultaram na parada de indústrias, é difícil mensurar os prejuízos causados pelo problema.

Calcule o custo que sua empresa pode ter ao parar a produção devido um rolamento falso, o trabalho para desmontar e montar o rolamento novamente assim que comprar uma peça original.
Multiplique o custo hora por horas, sendo assim, basta evitar o risco que quebrar o seu negócio.

Por isso, é recomendado aos usuários de manutenção industrial a adquirirem rolamentos apenas de fontes confiáveis tais como distribuidores autorizados e revendas autorizadas pelos respectivos fabricantes de rolamentos.

atendimento@laparol.com.br

Envie uma mensagem



Posts relacionados

  • 12 de ABR, 2024

Rolamentos HAITIAN

Rolamentos para injetoras HAITIAN Parceiro HAITIAN desde 2007

  • 13 de MAI, 2022

Rolamentos Industriais em São Paulo

Rolamentos Industriais

Aviso: Não trabalhamos com rolamentos automotivos.